sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Mudança no consumo de informações

"Uma pesquisa que acaba de ser divulgada pelo instituto Pew Research Center for the People and the Press mostra que os consumidores de informações já não consomem passivamente as notícias publicadas pela imprensa e adotam cada vez mais uma postura investigativa e seletiva." (CASTILHO, Carlos in Mudança de hábitos de leitores gera novo desafio para as redações. Disponível em http://www.observatoriodaimprensa.com.br/blogs.asp?id_blog=2&id={F40BB051-9640-4FB3-8BA0-E24C9FC9816D} )

De acordo com a notícia publicada no site Observatório da imprensa, os leitores estão buscando diversas fontes para análise e formação de opinião, dentre elas estão os blogs.

Este fato mostra que a síndrome do último minuto não está consumindo todas as cabeças e mais: as pessoas não estão tão superficiais como muitos dizem.

Sabemos que a "hipermodernidade" tão falada por Baudrilard e Lipovetsky, tem suas características verídicas quanto a falta de aprofundamento geral em diversos assuntos, e na loucura da corrida contra o tempo, porém nem tudo está perdido, e nem a salvo.

Devemos entender que a internet por exemplo, é uma ferramenta que pode ser utilizada de acordo com a vontade de quem acessa:
pode fomentar entretenimento, superfuidade e também aprofundamento e pesquisa.

Portanto está na hora de deixarmos de culpar a época, pessoas e/ou tecnologias por atitudes que são nossas, por mais que hajam intereferências.

Nenhum comentário: