sábado, 30 de agosto de 2008

200 ANOS DE IMPRENSA

NA COMEMORAÇÃO DOS 200 ANOS DE IMPRENSA É PRECISO REFLETIR SOBRE O QUE É O JORNALISMO, COMO ELE SE COMPORTA E QUAL A SUA FUNÇÃO. A IMPRENSA PASSA POR MODIFICAÇÕES NESTE MOMENTO E NO MÍNIMO É NECESSÁRIO QUESTIONAR NOSSA HISTÓRIA E NOSSO DRAMA.

VÁRIOS AUTORES DISCUTEM O TEMA, VALE A PENA CITAR ALGUNS:

IGNÁCIO RAMONET, EM SEU LIVRO TIRANIA DA COMUNICAÇÃO, DIZ QUE SER JORNALISTA HOJE É UM DESAFIO. EUGÊNIO BUCCI, EM SEU LIVRO VIDEOLOGIAS, MOSTRA QUE O MUNDO DO JORNALISMO NA TV ESTÁ CADA VEZ MAIS TEATRAL, IDÉIA COMPARTILHADA POR JOSÉ ARBEX JÚNIOR, NO LIVRO SHOWNARLISMO, ONDE MOSTRA JÁ NO TÍTULO, O DESAFIO QUE A PROFISSÃO PASSA ATUALMENTE. O LIVRO A SÍNDROME DA ANTENA PARABÓLICA, DE BERNARDO KUCINSKI, EXEMPLIFICA SITUAÇÕES ONDE A FILOSOFIA INDUSTRIAL SUPERA O DEVER DA INFORMAÇÃO. FATO EXPLICADO TAMBÉM NO ARTIGO DO OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA, DE ALBERTO DINES (http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=500JDB001): “a palavra indústria aplica-se ao conjunto de pessoas, processos e maquinário envolvido no fabrico de determinado produto. Tudo bem: indústrias geralmente associam-se à noção de progresso, produzem lucros, lucros movimentam a economia, distribuem riquezas, promovem o bem-estar material.”. O AUTOR LEMBRA QUE A IMPRENSA É DA ESFERA PÚBLICA E POR ISSO TEM O DEVER DE SER UM PODER DE UNIÃO E REPRESENTAÇÃO DOS INDIVÍDUOS, O QUE NÃO IMPEDE LUCRO, MAS TAMBÉM NÃO PODE TÊ-LO COMO OBJETIVO PRIMORDIAL, COMO LEMBRA: “Quando a imprensa era instituição, jornais também deveriam ser lucrativos, mas nos intervalos entre balancetes e balanços havia um compromisso com o interesse público.”.

UM EXEMPLO DA INDUSTRIALIZAÇÃO E POUCA REFLEXÃO DA IMPRENSA É O FATO DE SEU ANIVERSÁRIO DE 200 ANOS PASSAR PRATICAMENTE DESPERCEBIDO.

UMA OUTRA PROVA É A PESQUISA REALIZADA E DIVULGADA PELA ABERGE SOBRE POLÍTICAS SALARIAIS DA COMUNICAÇÃO QUE TEM COMO BASE EMPRESAS COM BOAS COLOCAÇÕES NO RANKING DAS “MELHORES E MAIORES” DA REVISTA EXAME E AS “MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR” DA REVISTA VOCÊ S.A. OU SEJA, ATÉ PARA PESQUISAS, O QUE IMPORTA É A ESCALA INDUSTRIAL E NÃO A REPRESENTAÇÃO DA GRANDE MAIORIA DOS PROFISSIONAIS DE COMINICAÇÃO.

DIANTE DE TUDO ISSO, RESTA O AMOR A IMPRENSA E A ESPERANÇA DE SE FAZER ALGO DIFERENTE, POR MAIS QUE A CADA DIA ISSO PARECE AINDA MAIS DIFÍCIL.

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