Sou uma leitora de jornais on line e acredito piamente que a Internet pode sim ser suporte de boas matérias, dentro do que este meio suporta.
Desta forma analiso aqui duas matérias sobre o mesmo assunto e de abordagens bastante diferentes. São elas: “Liberação do uso de embriões dá tranqüilidade para pesquisas, dizem cientistas”, por Felipe Maia, disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u406896.shtml e “Supremo libera pesquisas com células-tronco embrionárias’, por Mirella D’elia, disponível em http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL583338-5603,00-SUPREMO+LIBERA+PESQUISAS+COM+CELULASTRONCO+EMBRIONARIAS.html.
A primeira, da Folha on-line, mostra as diferentes opiniões sobre o delicado assunto da liberação de pesquisas com células tronco, citemos: “Mas, mesmo na comunidade científica, há quem discorde desses procedimentos. A bioquímica Lenise Garcia, professora do departamento de biologia celular da UnB (Universidade de Brasília), classifica a liberação das pesquisas como "uma derrota para a dignidade humana", em um cenário em que o homem "perde consciência de si mesmo"” e ainda "Precisamos ter estudos em grande escala, para obtermos resultados mais rápidos. Se ficarmos travando [as pesquisas], não vai deslanchar nunca", diz (Sara Saad, professora titular de hematologia e hemoterapia da Unicamp)”.
Já a matéria da Globo on line, apenas mostra as opiniões favoráveis: “Desculpem-me a expressão, mas o destino de todos esses embriões seria o lixo sanitário. Dá-se-lhes, portanto, uma destinação nobre”, sustentou. “Não vejo qualquer ofensa à dignidade humana o uso de pré-embriões inviáveis ou congelados, que não teriam como destino senão um lamentável descarte”, complementou o ministro" (Marco Aurélio Mello).
O jornalismo possui um dever de mostrar as diferentes partes, e não omitir opiniões para gerar entendimento do público de determinada maneira.
Os meios de comunicação influenciam sim, inevitavelmente. Não se trata de negar este fato. No entanto esta influência deve se dar de forma responsável.
Negar pontos de vista diferentes em uma matéria é renegar a função do jornalismo e desrespeitá-lo.
.
sexta-feira, 30 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário