"Mídia influencia mais da metade dos deputados federais, diz pesquisa". Esse é o título da matéria do site comunique-se, que mostra que a grande maioria dos deputados se atentam ao que é discutido na mídia para afinarem seu discurso. É aquela velha história da agenda setting que fala que a agenda midiática define a agenda pública, portanto, sem nenhuma novidade. Sem contar que muitos deles têm ligação direta com o que é veiculado, mas deixemos isso de lado para outra análise.
O mais interessante está não neste fato, mas nas mídias escolhidas como mais influentes. A grande maioria lêem a revista Veja, o jornal Folha de São Paulo e assitem ao Jornal Nacional. Veículos com tendências direitistas, em um governo de partido de esquerda. Claro que é natural o acompanhamento desses veículos, tendo em vista a importância deles diante do público, que será alvo dos apelo políticos. Mas aí se explica muitas vezes o discurso incoerente desses mesmos deputados.
Portanto, é necessário variar os veículos consumidos, para que assim apareça ao menos aparência de autenticidade, já que a crítica construtiva é tão incomum.
segunda-feira, 24 de março de 2008
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